Qual a importância do design gráfico para as empresas?

Tempo de leitura: 3 minutos

Se você possui uma empresa e quer competir por um espaço no mercado, vai precisar trabalhar duro para destacar-se dos seus concorrentes, e dentre tantas ferramentas que ajudam você nessa empreitada, temos o design gráfico. Seja através de um projeto de logotipo, embalagem ou qualquer outra peça gráfica, ele trabalha num dos primeiros pontos de contato de uma marca, o visual. Em conjunto com pesquisas e estratégias de mercado, seu uso se torna a parte tangível de um processo maior, capaz de ser impactante e gerar diferenciação dos concorrentes.

Mas afinal,  o que é o Design Gráfico?

O design gráfico é uma área em constante evolução, e que muitas vezes atua entre a percepção lógica e a humana. É um estudo concentrado de conhecimentos psicológicos, sociais e artísticos, que tem por essência transmitir visualmente um conceito ou uma ideia, através de técnicas formais.

Um projeto de criação gráfica vai além de uma boa estética. Sim, ela é fundamental, porém design é funcionalidade. Para chegar a um bom resultado é preciso que a ideia seja moldada através de uma metodologia, que consiste em etapas que deverão ser seguidas para obter um maior entendimento sobre o projeto, como briefing, busca por referências, criação da arte, etc. Cada projeto exige uma dedicação distinta, sendo assim, processos e metodologias podem variar, mas no final o foco é sempre o mesmo, comunicar uma mensagem.

Onde ele entra na minha empresa?

O design gráfico vai atuar na identidade visual, no site, nas embalagens dos seus produtos e em vários outros pontos de contato fundamentais para a construção da sua marca. Mas não se engane, um projeto de design gráfico vai muito além do seu resultado, exigindo um entendimento profundo do seu negócio e do seu público alvo. Invista em parceiros de confiança para ajudá-lo nesta tarefa.

Leia mais em: Identidade de marca – por que minha empresa precisa de uma?

Design Gráfico e a identidade visual

Dentro de uma identidade corporativa, o design gráfico tem função de estabelecer um padrão visual autêntico, mostrando de maneira clara como a marca se posiciona e qual o seu público de interesse, assim gerando diferenciação da concorrência. Tais fatores farão com que o seu cliente tenha uma percepção positiva, compreendendo a proposta do seu negócio.

Veja como os elementos gráficos se repetem homogeneamente na identidade visual aplicada tanto no cartão de visitas como no envelope, fazendo com que comuniquem a mesma mensagem. Essa preocupação técnica é fundamental no desenvolvimento, pois sempre surgirão novas plataformas com diferentes superfícies, formatos e limitações, que deverão ser suportados pela marca.

Conclusão

Novas marcas surgem a todo momento, mas apenas aquelas que estão preparadas é que vão conquistar o público. Investir em design é gerar diferenciação para sua empresa, fazendo com que a sua marca seja reconhecida e lembrada mais facilmente.

Quer fazer diferente? A Tower é especialista na construção de marcas, realizando também projetos gráficos. Quer construir um projeto? Fale com a gente!