Por que um reposicionamento de marca pode ser um grande diferencial competitivo

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A marca é um dos maiores ativos de uma empresa, uma vez que transmite seus valores, sua personalidade e o seu posicionamento no mercado. Uma marca é construída com base no que promete e no que entrega aos seus clientes, sendo valorizada e lembrada pelos seus diferenciais.

Entretanto, as empresas são constantemente levadas a repensar suas estratégias de marca e seu posicionamento no mercado. Pensando nisso, é vital estar preparado para a mudança, mas antes de tudo, é preciso entender qual é o posicionamento da sua marca, garantindo ações mais rápidas e assertivas.

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O que é posicionamento de marca?

O posicionamento de marca é baseado nas ações de uma empresa, no que ela é e oferece ao público. É definido através dos valores, atributos e estratégias utilizadas. Ele é uma absorção da cultura da empresa e serve de guia para todas as ações, definindo um panorama estratégico.

Quando falamos de posicionamento, devemos ter em mente que toda marca possui uma promessa de valor, que define o que podemos esperar quando interagimos com ela. Se esta promessa não estiver alinhada, criamos uma lacuna na entrega da marca, gerando percepções negativas, uma vez que ela não faz o que promete em seu discurso. E sabemos que promessa é dívida!

Imagine uma marca que promete qualidade e agilidade na entrega, mas não possui equipamentos e nem pessoas para garantir isso, ou pior, tem os recursos, porém não cuida para que seus colaboradores estejam sempre motivados e com aquela vontade de ir além. Bem chato, né?

“As marcas abençoadas com uma personalidade têm uma vantagem enorme para conquistar e manter sua visibilidade, diferenciação e fidelidade.”

David Aaker – em seu livro On Branding

Um bom posicionamento deve ser claro, direto e transmitir todos os diferenciais de uma marca, assumindo um compromisso com todos os públicos, internos e externos, atuando diretamente em seu cotidiano. Para conseguir isso, entenda o que sua empresa faz de melhor, traduzindo isso em atributos que possam ser aplicados em todas as estratégias.

Se a sua empresa é muito boa no que faz, deixe isso evidente para o seu público.

Por que um reposicionamento de marca pode ser uma boa escolha?

Se você é um empreendedor, com certeza já parou para refletir sobre o papel da sua empresa no mercado e sobre como ultrapassar algumas barreiras. Seja uma baixa nas vendas, um problema com seus produtos, uma nova tecnologia ou um concorrente inovador, todos são motivos para reunir o time e discutir os caminhos que devem ser percorridos. Neste momento, muitas empresas atingem um ponto de ruptura, que muda a sua rotina e o seu jeito de “fazer” para que seja possível adequar-se ao mercado atual.

Para acompanhar essa mudança, é preciso readequar muitos fatores, e a estratégia de marca é um deles, afinal, saber comunicar os diferenciais da sua empresa é vital para sucesso de um negócio. Você não pode ser uma empresa “inovadora” se a sua linha de comunicação está 20 anos atrasada, não é? Aproveitar um momento favorável para o seu setor pode ser um enorme diferencial competitivo a médio e longo prazo.

As marcas precisam passar por um processo de adaptação e renovação para entregar cada vez mais para seus clientes, fortalecendo seus pontos de contato, experiências, produtos e serviços, atendimento, etc.

Adaptar-se é uma necessidade estratégica, que garante que o seu consumidor fique satisfeito e continue ao seu lado. Os consumidores de hoje querem praticidade, aliada a uma experiência incrível, que seja direta e satisfaça a sua necessidade sem rodeios.

Um reposicionamento de marca pode ser a peça que falta para a sua empresa decolar, pois representa um grande passo em direção à renovação, que com certeza é bem visto pelo público, que está cada vez mais ávido por soluções eficientes.

Vantagens do reposicionamento de marca

Tudo bem, você já entendeu que um reposicionamento de marca é importante para virar a chave da sua empresa, mas e quais são as vantagens de um projeto deste tipo?

  • Fortalece os pontos de contato com seu público
  • Permite uma renovação nos produtos e serviços oferecidos
  • Renova as estratégias de marketing e vendas
  • Permite uma exploração mais profunda das oportunidades do mercado
  • Oferece novas formas para abordar seus clientes
  • Realinha os objetivos da empresa
  • Cria uma comunicação mais eficiente
  • Permite ajustar as “falhas” cometidas anteriormente
  • Permite explorar os diferenciais com mais ênfase
  • Mostra aos clientes o comprometimento com a renovação

Estas são apenas algumas das vantagens em reposicionar a sua marca, afinal, para cada caso existem fatores que podem ser explorados para potencializar ainda mais a mudança.

Conclusão

Um reposicionamento de marca afeta diretamente o mercado de atuação da sua empresa, e é por isso que deve ser feito em um momento oportuno, guiado por uma grande mudança no modus operandi. Além disso, é necessário o acompanhamento de uma consultoria especializada para guiar o projeto e extrair o melhor da sua marca e da sua equipe.

A Tower é um time criativo especializado na construção de marcas. Vamos conversar para entender como podemos reposicionar a sua marca?