Planejamento de marketing e seu papel nas estratégias de negócio

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A falta de um planejamento de marketing pode prejudicar muito o desenvolvimento de uma empresa; entenda a importância de construir um plano eficiente

Em um cenário cada vez mais competitivo, conhecer o terreno onde a sua empresa está inserida é fundamental para tomar as decisões certas. Um bom planejamento de marketing é a melhor forma de garantir isso. É ele que irá guiar as ações que contribuirão no desenvolvimento da sua empresa, mantendo o foco na conquista das metas que você e o seu time estabeleceram.

O plano de marketing é uma ferramenta estratégica que serve para identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, ajudando a construir objetivos e metas que farão com que você e o seu time impulsionem o desenvolvimento da empresa. Unindo o plano de marketing com um conhecimento amplo sobre o público de interesse e seus clientes, é possível construir estratégias que “virem a chave” dentro da sua empresa.

Um plano de marketing bem construído vai oferecer mais segurança nas estratégias e ações de comunicação. Com ele você terá um manual que irá mostrar todo o caminho a ser trilhado, estabelecendo o momento atual e traçando uma linha do tempo até a conquista do cenário ideal para o seu negócio.

Neste post vamos mostrar como um planejamento de marketing pode ser um ativo para a sua empresa, sendo fundamental para alcançar o sucesso e funcionando como um diferencial competitivo de alto valor.


 

Importância do planejamento de marketing

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Marketing nunca foi um custo, mas hoje ele se tornou tão importante que é praticamente impossível uma empresa sobreviver sem uma boa estratégia. A globalização, as novas tecnologias e o novo perfil dos consumidores aumentou a competitividade em praticamente todos os setores.

A velocidade com que as informações são compartilhadas exige um comportamento proativo das empresas. Elas precisam se reinventar constantemente para acompanhar seu público e oferecer um relacionamento de qualidade, que gere engajamento. Sabendo disso, planos de marketing estritamente elaborados e pensados a longo prazo podem não mais surtir efeito.

Pra você ter uma ideia, segundo o consultor especializado em Big Data, Bernanrd Marr, o Google recebe 40.000 pesquisas por segundo, o que dá uma média de 3,5 bilhões de pesquisas por dia e 1,2 trilhões por ano. Isso permitiu que apenas nos últimos dois anos, a quantidade de dados gerados e compartilhados pelas pessoas seja maior do que toda a história da humanidade.

Parece assustador, e na verdade é, mas sua empresa pode se beneficiar com isso trabalhando de maneira flexível e adaptável, estruturando estratégias menores e de alto impacto. Com flexibilidade, sua empresa terá mais facilidade para adaptar as ações de marketing, aproveitando as oportunidades para construir marcas cada vez mais fortes e presentes. Além disso, mais pesquisas significam mais interesse, e este interesse, quando bem explorado, de forma construtiva e focada no cliente, pode gerar uma grande quantidade de vendas para a sua empresa.

É por isso que dentro deste cenário não existe mais espaço para estratégias baseadas no “eu acho que pode dar certo”. Um bom planejamento de marketing permite a alocação dos esforços e recursos nos lugares certos, aumentando o potencial de relevância da empresa na mente do consumidor, além de diminuir os custos com ações que não trazem retorno.

A presença em multicanais, as ações de venda e pós-venda, os relacionamentos cada vez mais próximos; tudo isso faz parte de um grande universo chamado marketing, que deve ser controlado e gerido por uma força maior, o planejamento. Com múltiplos canais de comunicação disponíveis, um bom plano permitirá que você extraia o melhor de cada um deles, entendendo melhor seu público e entregando o valor que ele espera.

Agora vem a pergunta que não quer calar: onde a sua empresa fica no meio disso tudo? Você conhece os canais que podem obter maior lucratividade e atingir os potenciais clientes com mais facilidade? Você sabe o que é preciso fazer para alcançar suas metas? Se você não possui um bom plano de marketing, inevitavelmente será apenas mais um no meio desta imensidão de informações.


 

Vantagens do planejamento de marketing

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Ainda não acredita que um planejamento vai ajudá-lo? Então vou mostrar algumas vantagens que farão você colocar o marketing no topo da lista de prioridades da sua empresa.

Une sua equipe em busca de um objetivo comum

Para quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve, não é mesmo? O planejamento de marketing permite que você e a sua equipe definam os objetivos e metas da empresa, entendendo o que precisa ser feito pra alcançá-los.

Saber tudo que precisa ser feito não dá apenas um norte para as ações, mas também oferece segurança, afinal, todos estão contribuindo para alcançar um objetivo, seja ele aumentar as vendas utilizando marketing digital, como elevar o nível de engajamento nas mídias digitais, por exemplo.

Com papéis definidos dentro das estratégias, seu time ganha produtividade e consegue entender melhor os resultados das ações de marketing, tomando decisões de curto prazo que permitirão uma escalada muito mais rápida.

Além disso, sua equipe ganha muito mais confiança para atuar em cenários já projetados, permitindo um trabalho de maior qualidade, que consequentemente trará mais oportunidades de negócio.

Unifica os times de marketing e vendas

Um não trabalha sem o outro. Marketing e vendas estão a um passo de se tornarem um só setor. No caso do vendedor, é essencial conhecer a estratégia de marketing para saber a hora exata de abordar um cliente e aproveitar ao máximo seu potencial. Já o time de marketing precisa entender a realidade das negociações para construir ações cada vez mais assertivas, que acelerem o processo de fechamento de novos negócios.

Essa abordagem unificada aumenta o desempenho das equipes, que poderão utilizar das métricas para entender quais pontos podem ser melhorados até alcançar um crescimento rápido e constante.

Permite entender as necessidades dos seus clientes

Quem conhece o seu público tem muito mais chances de se destacar. Com um plano bem estruturado é possível identificar padrões de comportamento, canais onde a comunicação é mais eficiente, preferências no estilo de atendimento e muitas outras informações valiosas.

Se você sabe onde seu cliente está e como ele prefere ser abordado, a tarefa do marketing fica muito mais fácil. Com isso, a equipe pode entregar a mensagem certa no momento certo, aumentando as chances de que aquele potencial cliente realmente compre algo da sua empresa, aliando uma oferta a uma necessidade.

Esse conhecimento sobre seus clientes permitirá que as ações e estratégias de marketing priorizem os públicos de maior valor para a empresa, aqueles que oferecem maior lucro potencial. Desta forma, os recursos são melhor investidos e o retorno tende a ser muito maior.

Permite a identificação de oportunidades

Durante o planejamento, principalmente quando o assunto forem as forças e as fraquezas da empresa, é comum que surjam ideias inovadoras. Essa abordagem focada em acabar com os pontos fracos e aproveitar os pontos fortes fará com que soluções criativas para determinados problemas comecem a aparecer.

Se o seu time possuir a estratégia adequada e o suporte necessário para realizá-las, tais ideias poderão se transformar em novos produtos e serviços, ampliando seu mercado ou permitindo uma entrega com mais qualidade para os clientes.

Fique atento para as ideias que forem aparecendo durante as rodadas de planejamento e feedbacks, uma delas pode mudar a realidade da sua empresa.

Cria uma distância em relação à concorrência

Possivelmente uma das maiores vantagens de construir um bom planejamento de marketing – superar os concorrentes. Mesmo em um mundo globalizado e digital, ainda existem empresas que não possuem uma boa estratégia, e mesmo aquelas que possuem, deixam a desejar em vários pontos.

Um bom plano prioriza a inteligência de negócios, um panorama geral sobre a sua empresa. Você precisa conhecer a fundo a realidade do seu negócio, do mercado em que atua e dos clientes para traçar um caminho de sucesso. É aqui que muitos falham, criando estratégias que jamais sairão do papel.

Se o seu time conseguir delimitar esse conhecimento e aplicá-lo em objetivos e metas de curto prazo, com ações pontuais para aumentar o desempenho das estratégias, você terá um grande poder de fogo para vencer a concorrência.

Como citado anteriormente, as ações com metas de curto prazo permitem que seu time reaja com mais rapidez. Desta forma sua empresa sempre estará um passo à frente dos concorrentes, pois estará preparada para agir a qualquer momento, seja com uma estratégia agressiva para confrontar um lançamento da concorrência, ou com uma promoção surpresa que impulsione as vendas.

Permite a avaliação do desempenho

Você já deve ter falado de KPIs (Indicadores-chave de Performance), certo? De qualquer forma, eles são os indicadores que mostram se a sua empresa obteve ou não sucesso baseado no resultados obtidos em relação às metas estabelecidas.

Com o marketing digital, ficou muito mais fácil atribuir as métricas de sucesso para o seu plano de marketing. Seu time quer aumentar o número de visitas no site? Existe uma ferramenta pra mensurar isso! Quer fazer com que os anúncios patrocinados tragam 50% mais contatos? Temos uma forma de medir isso.

Além disso, existem formas criativas de mensurar resultados até mesmo nas mídias offline, o que permite que KPIs sejam estabelecidos para praticamente todas as abordagens de marketing da sua empresa.

Com esses dados ficará muito mais fácil entender o ROI (Retorno do Investimento) e definir uma previsibilidade para as próximas ações.

Oferece uma previsibilidade dos resultados

O plano de marketing não garantirá um resultado 100%, mas aumentará muito as chances disso acontecer. Apesar das variáveis do mercado, que exigem que a estratégia seja alterada, você terá um guia para ajudá-lo no processo.

Com um pouco de experiência, será possível estipular o resultado esperado antes mesmo de realizar uma ação de marketing, ou seja, você saberá o retorno que aquilo poderá trazer para sua empresa com antecedência, tomando decisões melhores.

Essa previsibilidade será uma grande força na hora de escolher a melhor estratégia para divulgar seus produtos e serviços. Analise seus KPIs, veja os resultados obtidos e trace um cenário baseado no que já foi conquistado, dessa forma sua equipe terá um norte sobre o que funciona e o que deve ser descartado.

Organiza seus processos e aumenta a produtividade

Como falado anteriormente, um plano permite que o seu time entregue ações com maior qualidade. Quanto mais impactante e bem estruturada for a estratégia, maiores serão as chances de obter resultados positivos.

Como o plano de marketing envolve a pergunta sobre “quando fazer”, um cronograma é a chave para o sucesso. Se o seu time souber que daqui a 3 meses um produto importante será lançado, poderá começar agora mesmo uma pesquisa para entender qual será a abordagem ideal para atingir a meta de vendas.

Um cronograma possibilita prever tarefas e necessidades futuras dos projetos, criando uma organização que aumentará, e muito, a produtividade do seu time.


 

A anatomia de um plano de marketing

001Ele pode ser várias coisas. Pode ser um documento extenso e complexo, como também alguns insights que coordenarão as ações. Mas o certo é que ele é extremamente importante para as empresas, funcionando como uma bússola, dando o norte para as estratégias de marketing.

Não apenas indica o que deve ser feito, como também a forma como será feito, quem serão os responsáveis, o quanto custará e o retorno que deverá gerar para ser uma ação lucrativa.

Dentro do processo de construção do planejamento de marketing, ainda é possível extrair insights valiosos sobre um negócio. Com ele, pode-se entender melhor as oportunidades do mercado, observar os concorrentes com mais profundidade e ainda criar ações disruptivas, que permitirão uma alta performance.

Podemos construir um planejamento de marketing realizando três perguntas:

1 – Onde estamos?

A primeira etapa do planejamento de marketing, é onde ocorre a definição do cenário atual da empresa, sua realidade. Neste momento, informações são reunidas para traçar o panorama da empresa, identificando suas forças e suas fraquezas (análise SWOT), entendendo melhor o perfil dos clientes atendidos e outros fatores importantes, internos ou externos, que impactam a empresa, positiva ou negativamente.

Neste momento também analisamos a concorrência, que é parte fundamental de um bom plano de marketing. Um bom benchmarking (análise da concorrência) permitirá entender as estratégias de marketing, vendas, precificação e posicionamento dos concorrentes, informações de grande valor para criar uma estratégia que os supere.

Com estes dados é possível identificar as oportunidades, aquelas que permitirão que a sua empresa cresça ou ganhe espaço no mercado, e as ameaças, que podem prejudicar ou impactar negativamente sua estratégia, como a entrada de novos players, por exemplo.

2 – Para onde vamos?

Já sabemos onde estamos, construímos nosso cenário e agora precisamos pensar no que queremos daqui pra frente.

Neste ponto, traçamos os objetivos e metas, aquelas que irão guiar as ações. Lembre-se de evitar metas com escopos a longo prazo. Procure dividi-las em metas menores, realizáveis em espaços de tempo mais curtos.

Esse momento é crucial, pois exige um entendimento completo sobre a realidade e as aspirações da empresa. Objetivos muito amplos tiram o foco da equipe, metas pouco atrativas e desafiadoras deixam seu time numa zona de conforto.

Procure metas ambiciosas e realizáveis, mas que ao mesmo tempo exijam que o time saia do senso comum, elevando o nível da empresa. Trabalhe com metas públicas, divida as informações com a equipe e crie um engajamento, um senso de pertencimento que os motivará a lutar para conquistá-las.

Agora que já sabemos onde queremos ir, precisamos entender o que precisará ser feito para que efetivamente cheguemos até lá.

3 – Como chegaremos lá?

Esta é a parte onde os seus objetivos e metas precisam se transformar em ações. Aqui são construídas as estratégias de marketing, que deverão abordar a empresa em sua total amplitude, do administrativo ao operacional.

As estratégias de marketing são divididas em 3 aspectos fundamentais:

Programas de ação: que definem as ações e tarefas necessárias para cumprir os objetivos e atingir as metas, além de responder as perguntas: a) o que será feito, b) quando será feito, c) quem é o responsável e d) quanto irá custar. Respondendo isso teremos uma divisão de atribuições e uma organização do que precisará ser entregue pela equipe para garantir o sucesso do plano de marketing.

Orçamento de marketing: que é a definição do investimento necessário e do retorno esperado para as ações. O orçamento deve estar alinhado com os objetivos da empresa e com suas possibilidades, afinal, não existe retorno sem investimento.

Análise e controle: que estabelece as métricas e os KPIs necessários para mensurar os resultados das ações. Nesta etapa é possível identificar lacunas e necessidades do mercado, modificando e adaptando as estratégias para atendê-las de uma melhor forma. Além disso, o controle permite organizar e estabelecer as necessidades do projeto, engajando a equipe e criando a responsabilidade de cumprir com o planejado.

Seguindo esta anatomia é possível criar um ótimo plano de marketing, com atribuições definidas e um trajeto a ser percorrido, facilitando não só a obtenção de resultados, como também a gestão de todo o projeto.

Uma ferramenta poderosa para qualquer empresa

Marketing jamais será um custo, e hoje é mais importante do que nunca. Seus concorrentes não estão mais apenas na sua cidade, eles estão em um lugar muito, mas muito maior, a internet. Se você ainda não tem um plano de marketing, é melhor começar agora.

Invista em profissionais especializados para impulsionar suas estratégias, dando muito mais performance pra sua empresa, desta forma sua empresa aproveita o máximo desempenho do marketing.

Mesmo em pequenas empresas, é possível construir e aplicar um planejamento de marketing, seja com a especialização de um profissional dedicado a cuidar da área, ou com a contratação de uma consultoria para auxiliar no desenvolvimento de estratégias de sucesso. De qualquer forma, o fundamental é gerenciar este processo, afinal, um bom plano de marketing está fadado ao fracasso se não houver uma gestão eficiente da sua aplicação.

Coloque o marketing como peça fundamental da sua empresa, aquela engrenagem que permite que tudo funcione de maneira correta. Investir em marketing é garantir crescimento, diferenciação, desempenho e relacionamentos duradouros, e isso já é suficiente pra provar o seu valor.

Proponho um desafio pra você, empreendedor – nunca mais utilize marketing e custo na mesma frase. Combinado? Este é o primeiro passo para construir uma empresa de sucesso.


 

Conclusão

Muitos empresários não entendem o potencial que o marketing tem de virar o jogo, acreditando que ele seja desnecessário, apenas sobrevivendo no mercado. Boas estratégias elevam o nível da sua empresa, abrindo novos caminhos e oportunidades.

O mercado, cada vez mais competitivo, exige que as empresas tenham novas posturas, atuando com estratégias que priorizem seus clientes e aumentem seu potencial no mercado com a oferta de produtos e serviços de qualidade. O marketing faz a ponte entre tudo isso, sendo a mensagem entregue para o consumidor, ativando seu desejo de compra.

O plano de marketing, além de nortear a estratégia, funciona como uma ferramenta para a análise dos resultados obtidos. Quando bem estruturado, pode ser usado para comprovar a eficácia de determinadas ações e realizar testes que permitam melhorá-las sucessivamente, comprovando seu valor para os administradores.

Com ações mais assertivas e mensuradas, os recursos serão melhor utilizados e irão gerar retornos cada vez mais positivos. É a fronteira final para comprovar a importância do marketing dentro das empresas. Um bom plano de marketing é sinônimo de sucesso, e não importa o tamanho da sua empresa. O marketing será uma prioridade da sua empresa a partir de agora?

A Tower trabalha com estratégias de branding, marketing e comunicação de pequenas e médias empresas para transformar e revelar o verdadeiro potencial de cada marca, entregando sucesso e rompendo suas próprias barreiras. Quer construir uma estratégia de sucesso para a sua empresa? Fale com a gente!