O que é valor percebido e qual a sua relação com marcas de sucesso

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O valor percebido está atrelado à percepção que o consumidor tem sobre o que ele acha justo pagar pelo produto ou serviço de uma marca em relação ao benefício que este trará. Mesmo um produto mais barato que o da concorrência pode ter um valor percebido maior, seja pela experiência de compra ou por conta do bom atendimento dos vendedores, por exemplo. Atributos como a qualidade, credibilidade, responsabilidade e inovação, ajudam a construir essa percepção.

Os atributos de um produto ou serviço

Conhecer a fundo os atributos da sua oferta, seja ela um produto ou um serviço, irá permitir construir uma estratégia voltada à maximização dos resultados, uma vez que você conhecerá as oportunidades e os desafios em promovê-lo para o seu público. Em geral, separamos tais atributos em quatro itens:

1 – Atributos de identificação

 Estão atrelados à entrega funcional de uma marca, ou seja, o produto ou serviço que ela efetivamente oferece, a sua oferta ao mercado. Uma loja de camisetas, por exemplo, tem como atributo de identificação as camisetas.

2 – Atributos de qualidade

Define quais são as qualidades do seu produto ou serviço, no caso de uma loja de camisetas, os atributos de qualidade poderão ser a variedade das estampas, a qualidade do tecido, etc.

3 – Atributos simbólicos

Estão diretamente ligados à entrega emocional da sua marca, ou seja, algo que não é físico mas contribui na percepção do cliente, como a experiência de compra, atendimento, entrega, etc.

4 – Atributos aspiracionais

É que o cliente efetivamente sente ao usar um produto ou serviço, sem necessariamente perceber. No caso de comprar e usar uma camiseta, ele poderá se sentir “estiloso” ou “na moda”, por exemplo.

Como explorar o valor percebido nos produtos e serviços

Para conseguir explorar o valor percebido, busque enaltecer as qualidades e os diferenciais que a sua marca possui em relação aos seus concorrentes. Se a sua loja de camisetas trabalha com os melhores tecidos do mercado, faça com que o seu cliente saiba disso, pois esta qualidade estará diretamente ligada à durabilidade e a qualidade do seu produto; ou se a sua empresa oferece um software capaz de diminuir os custos operacionais, mostre como ele pode ser útil na vida dos empresários e porque ele é melhor que o software da concorrência. Lembre-se, o valor percebido sempre estará atrelado à promessa da sua marca, portanto, não venda algo que não possa entregar.