Estratégia de marca: qual é o seu papel no sucesso de uma empresa?

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A estratégia de marca pode ser vista como um elemento que unifica e norteia todas as ações de uma empresa. Tem um dos papéis mais importantes na obtenção do sucesso à longo prazo, uma vez que traz consigo a responsabilidade de construir diferenciais para os clientes.

Em outras palavras, é um plano à longo prazo para a construção de valor em torno do que uma empresa oferece aos consumidores, ou seja, o que ela é e faz. Esta construção de valor faz parte da marca, uma ligação que vai além da oferta de produtos e serviços, representando uma percepção na mente dos clientes.

Saiba mais lendo “Entenda o que é marca de uma vez por todas“.

Do que uma estratégia de marca é feita?

Uma estratégia de marca é um misto de objetivos, valores, estratégias comerciais e a cultura de uma empresa, somados com uma percepção bem alinhada sobre os clientes. Tudo isso reflete na construção do posicionamento, diferenciais e vantagens competitivas, criando uma proposta de valor única, que será a chave para construir uma trajetória de sucesso.

A principal meta da estratégia de marca é alinhar a visão da organização com as suas ações, transparecendo um compromisso real com os seus clientes. Estas ações constroem uma experiência, uma interação com a marca, que ajudam a atrair e fidelizar o público.

Podemos separar uma estratégia de marca nos seguintes pontos:

Posicionamento – entendimento sobre os objetivos, atributos tangíveis e intangíveis de uma marca, que contribuem na sua diferenciação, para comunicá-la com eficiência ao mercado.

Plataforma – definição da missão, visão e valores da marca, ou como chamamos por aqui, sua promessa de valor.

Personalidade – definição sobre como a marca irá se comportar e se relacionar com seus stakeholders, estabelecendo uma personificação da sua promessa.

Stakeholders – análise sobre todos os públicos que interagem com uma marca, a fim de entender como a estratégia deverá se adaptar para manter uma comunicação eficiente.

Identidade – definição sobre como uma marca comunicará sua promessa de valor, e quais elementos são essenciais para representá-la, criando uma identificação única com o cliente.

Como uma estratégia de marca deve ser

Uma estratégia de marca precisa englobar e atingir todos os stakeholders, tornando-se acessível para o seu público, que irá conhecê-la pela sua promessa de valor e sua essência. Ela precisa ser clara para ser explicada por qualquer pessoa, porém forte o suficiente para transmitir tudo que a marca representa e pode representar.

Para os colaboradores, a estratégia serve como inspiração, para o time de marketing, facilita a comunicação e para a equipe de vendas, ajuda na abordagem ao cliente. Quando a estratégia é bem alinhada, fica muito mais fácil “transpirar” os valores da marca, servindo como um norte para todas as ações.

Quando o assunto é cliente, a estratégia possibilita a criação de fortes vínculos, fazendo com que eles a reconheçam como a melhor escolha. Manter um alinhamento entre a promessa e a entrega efetiva é fundamental para construir um relacionamento de respeito e admiração perante a marca.

Quem são os responsáveis pela estratégia? 

Uma estratégia de marca não se mantém sozinha, e é necessário um diálogo constante entre todas as áreas, do CEO ao comercial, do marketing ao operacional, com o intuito de ajustá-la conforme o fluxo da empresa. Estes ajustes estratégicos da marca fazem parte da sua gestão, mais conhecida como Branding, que tem como foco ampliar o relacionamento com o cliente, fidelizando e conscientizando sobre a importância e o papel da marca na vida dele.

Saiba mais lendo “Branding: entenda o que é gestão de marcas e qual a sua importância”.

Toda a alta liderança de uma organização deve estar focada e ser responsável por expressar a estratégia de marca.

Betty Nelson – Diretora de Comunicações Globais do IMS Health

Junto disso, é essencial que exista um acompanhamento por profissionais qualificados, sendo que muitas empresas contratam consultorias externas (como nós, por exemplo) para ajudá-las na construção e manutenção das estratégias. Este acompanhamento ajuda a identificar as necessidades e articula as melhorias necessárias para tornar a empresa mais competitiva.

Para as novas empresas, é importante que pensem na marca como um ativo estratégico, que merece atenção e tem potencial de “virar o jogo” em momentos cruciais. Uma vez que oferece uma visão não só do presente, mas também do futuro da marca, estabelecendo uma direção estratégica construída especificamente para cumprir seus objetivos.

Para empresas já consolidadas no mercado, é fundamental manter uma estratégia de marca e acompanhá-la de perto para fazer os ajustes, que são vitais para manter tudo de acordo com a promessa de valor.

E finalmente, para as empresas que ainda não possuem uma estratégia de marca definida, esperamos que este artigo tenha esclarecido sobre a enorme necessidade de possuí-la, já que ela oferece inúmeras oportunidades para apoiar o crescimento.

Conclusão

A estratégia de marca é o coração de uma empresa, afinal, é ela que determina seu futuro, alinhando a visão e a promessa de valor com o que é entregue ao cliente. Ter uma estratégia bem definida não é apenas um diferencial competitivo, mas um fator determinante sobre o sucesso de uma marca, que precisa dela para apoiar suas decisões e escolher os melhores caminhos para seguir.

Se você ainda tem dúvidas sobre como uma estratégia de marca pode ser um divisor de águas na sua empresa, fale conosco. Nosso time é focado na construção estratégica de marcas, e com certeza pode ajudar a sua. Vamos conversar?