Entenda o que é marca de uma vez por todas

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O mercado está sedento por novas opções. Novos negócios surgem todos os dias, e dentro de uma infinidade de possíveis escolhas, é preciso diferenciar a sua empresa para que ela tenha um lugar ao sol. Mas como fazer isso? Investindo na construção de uma marca forte!

A não ser que a sua empresa tenha uma solução totalmente focada em um nicho, é bem provável que a concorrência está trabalhando para superar você, oferecendo novos produtos, serviços e experiências.

Neste cenário, a busca por uma ligação que vá além de um produto ou serviço é inevitável para sustentar um bom relacionamento com o seu público. A criação de laços emocionais ajuda as marcas a se tornarem insubstituíveis para os seus clientes, criando relações muito mais duradouras.

Uma marca é a intuição que uma pessoa tem sobre um produto, serviço ou empresa.

Marty Neumeier – The Brand Gap

Mesmo em um mercado saturado, marcas fortes conseguem se diferenciar, seja com produtos e serviços acima da média, atendimentos próximos e humanizados ou uma experiência de compra incrível.

Dentre as inúmeras opções disponíveis, as pessoas não querem navegar infinitamente até encontrar a solução ideal para o seu problema, e é exatamente aí que uma marca forte consegue a atenção do público. As pessoas querem um porto seguro, alguém que possam confiar e contar sempre que precisarem, mas acima de tudo, querem ter a melhor opção.

Muito além do logotipo

Antes de mais nada, marca é sinônimo de personalidade. Ela transmite os valores de uma empresa, servindo como um “identificador” para os consumidores. Uma marca forte sabe transmitir os benefícios dos seus produtos e serviços, atraindo o público e o convencendo de que é a melhor escolha.

Uma marca não pode ser resumida a um logotipo ou uma identidade visual, sua personalidade e seu propósito permitem que ela vá muito além disso. Marcas devem se identificar e se relacionar com as pessoas, oferecendo uma experiência diferenciada.

Loja da Apple - Uma experiência de marca incrível
Vista interna de uma loja Apple – Experiência de marca voltada ao usuário

Por que marcas como Disney, Apple e Harley Davidson são tão queridas pelos seus consumidores? A resposta é simples – elas oferecem experiências que não podem ser encontradas em outros lugares. Elas são únicas e continuarão sendo assim por muito tempo, afinal, elas entendem exatamente como seus consumidores se sentem. São marcas que vão além do seu logotipo.

As funções de uma marca

Uma marca, em sua função primária, ajuda o consumidor durante a escolha entre as opções disponíveis. Ela exalta os atributos dos produtos e serviços, mostrando os benefícios e as vantagens em relação aos seus concorrentes.

Ela também ajuda o consumidor a entender o valor do que está comprando, fortalecendo sua confiança em ter feito a escolha certa. Esse senso de segurança é fundamental para agregar valor a uma marca, afinal, é a confiança que fará com que esse consumidor continue comprando dela.

Outra função é a de gerar envolvimento com seus clientes. Uma marca só se torna forte quando os consumidores se identificam com ela. Para conquistar isso é necessário um esforço em comunicar a mensagem certa para o público certo. Marcas vazias tendem a cair no esquecimento com muita facilidade, e esse potencial de surpreender e envolver o cliente é um grande diferencial para manter uma marca no topo.

Conclusão

Uma marca é a personificação do que a uma empresa representa, tendo o papel de comunicar sua personalidade e seus valores, servindo como diferencial para atrair e envolver os consumidores. A construção de uma marca forte está totalmente pautada na entrega de valor, criando experiências incríveis para os consumidores.

A Tower é especialista na construção de marcas e pode ajudar você a construir a sua. Ficou interessado? Então vamos conversar!