As piores desculpas para não investir em Marketing Digital

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Apesar do Marketing Digital já estar bem difundido dentro da realidade corporativa, é comum encontrar gestores que insistem em colocar uma “pulga atrás da orelha” de quem investe nas estratégias digitais. Além de infundadas, as objeções mais comuns são facilmente barradas com pequenas análises sobre o grande potencial do Marketing Digital dentro das empresas. Se você pensa desse jeito, acompanhe o artigo e veja como desmistificamos esses mitos.

1. Não tenho verba para investir

Sem dúvidas o maior mito da era digital. O motivo? O fácil acesso às mídias digitais permite ações de marketing que muitas vezes são realizadas sem custo algum, além do tempo investido, é claro. Criar conteúdo informativo ou interagir nas redes sociais é uma forma de fazer isso com pouco ou nenhum impacto na renda da empresa. Além disso, investimentos em anúncios pagos, mesmo quando baixos, são mais assertivos e mensuráveis do que os feitos nas mídias tradicionais.

2. Não tenho tempo para me dedicar

O Marketing Digital permite estratégias flexíveis, com foco direto no objetivo final, fazendo com que o esforço aplicado seja muito menor do que no marketing tradicional. Com isso você ganha tempo e diminui os recursos necessários. Tenha uma programação, execute com inteligência e veja seus resultados crescerem com uma demanda de tempo sob medida para a sua realidade. Ou vai me dizer que dedicar duas ou três horas semanais para alavancar seu negócio não valem à pena?

3. Meu negócio é pequeno demais

No mundo digital, fornecer informação de qualidade é um dos maiores diferenciais para uma empresa. Mesmo para negócios pequenos e de nicho, conteúdos relevantes para o seu público são vistos como referência, e isso permite que a sua marca figure até mesmo entre as líderes do mercado. A capacidade de atingir as pessoas certas é uma grande ferramenta para as PMEs interessadas em potencializar seus ganhos com o Marketing Digital.

4. Preciso ter conhecimento técnico

Outro mito que incomoda os empreendedores é pensar que o Marketing Digital exige conhecimentos técnicos profundos. Quando falamos de ações táticas de baixa complexidade, como a divulgação de produtos e serviços, por exemplo, um planejamento simples dá conta do recado. Para ajudar os empreendedores e agir por conta própria, muitas mídias sociais oferecem tutoriais ensinando a divulgar empresas, como é o exemplo do Facebook Business.

5. Preciso de uma equipe grande

Absolutamente não! O Marketing Digital, se bem executado e planejado, pode ser realizado com um esforço relativamente baixo (dependendo da complexidade da sua estratégia), não envolvendo muitas pessoas em sua execução. Além disso, é possível automatizar o processo com ferramentas específicas para as mídias digitais, potencializando seu tempo e diminuindo os custos envolvidos.

6. As mídias tradicionais trazem mais retorno 

Como estrategista, defendo o uso de todas as mídias quando as ações forem oportunas. Porém, existem diversos fatores que tornam as mídias digitais infinitamente melhores que as tradicionais. Quer um exemplo? Nas mídias digitais você consegue saber exatamente o ROI (Retorno sobre o Investimento) que suas campanhas geraram, algo difícil de mensurar em um outdoor, por exemplo. Além disso, o investimento necessário é muito menor, e com isso, você ganha em alcance e ainda economiza com seus anúncios.

7. Meus concorrentes não estão na internet

Se você pensa assim, fica aqui o meu puxão de orelha – você realmente prefere ser a sombra dos seus concorrentes? Antecipar-se é a maior arma que você pode ter em mãos quando o assunto são negócios. Explorar terrenos que outros ainda nem sonham é uma grande vantagem competitiva para sua marca. Não siga, seja seguido.

8. Marketing digital é só uma “modinha”

Pare por um minuto e dê uma olhada ao seu redor. O digital está em todos os lugares, e isso é um fato do qual você não pode se esconder. O número de pessoas conectadas cresce exponencialmente a cada ano, e a tendência é que em futuro bem próximo, a maior parte dos dispositivos estejam conectados para oferecer uma experiência de interação cada vez mais fluída. Isso quer dizer que o Marketing Digital é a ferramenta da vez para todas as empresas que buscam um lugar ao sol, fornecendo conteúdo relevante e atraindo novas oportunidades.

Conclusão

O Marketing Digital, apesar de sofrer com alguns “mitos”, é sem dúvida nenhuma o caminho mais seguro para uma empresa que busca potencializar a sua comunicação e os resultados obtidos com ela. Sua flexibilidade, alinhada com a facilidade no uso, garante que até mesmo as estratégias mais básicas possam trazer resultados importantes para o seu negócio.

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