A diferença entre logotipo e identidade visual

Tempo de leitura: 3 minutos

Sempre que um cliente novo entra aqui na Tower, nós buscamos deixar bem claro tudo o que faremos por ele, e isso inclui um alinhamento completo sobre os entregáveis em um projeto de construção de marca. É comum nos depararmos com pessoas que não conhecem a diferença entre logotipo e identidade visual, e acabam levando um pelo outro, sem entender que são projetos de complexidades distintas.

A escolha entre a construção de um logotipo ou de um sistema de identidade visual varia de caso para caso, pois tudo depende do posicionamento, mercado e objetivos da empresa.

O que é um logotipo?

Vamos começar com a definição que já é de praxe, a origem da palavra logotipo. Em grego, logos significa conceito, enquanto typos quer dizer símbolo ou figura. Desta forma, entendemos que o logotipo é a representação gráfica de um conceito, que neste caso, é uma empresa, produto ou serviço. O logotipo é apenas uma pequena parte da identidade visual, mas normalmente é o primeiro ponto de contato de uma empresa com seu cliente.

Logotipo-Car-Haus

Na imagem acima, o logotipo criado pela Tower para a CarHaus, uma loja online de peças automotivas com foco em carros clássicos. Nele representamos o movimento em uma construção angular, além de trazer o conceito do câmbio aplicado na letra H, remetendo ao seu mercado.

Entendeu? O logotipo é a representação conceitual da sua empresa em um símbolo, texto, ou ambos, sendo uma necessidade básica para qualquer empresa. Porém, para ser eficiente, o logotipo deve ser acompanhado de um sistema de identidade visual bem desenvolvido, que irá auxiliar na lembrança da sua marca e ajudá-lo a se diferenciar.

O que é um sistema de identidade visual?

Ok, você tem um logotipo, mas ele sozinho não é suficiente pra criar uma lembrança eficiente. Pra isso, você precisa criar padrões visuais que o acompanhem, criando uma comunicação homogênea que represente a sua empresa mesmo quando o logotipo não estiver presente. Dessa forma você entrega a mesma mensagem, seja naquele material impresso, na postagem dentro das mídias sociais ou em seu website.

Um sistema de identidade visual normalmente é composto por diretrizes de aplicação do logotipo, estabelecendo cores, tipografia aplicada, padrões de diagramação (layout), estilo fotográfico, aplicação em materiais, entre outros parâmetros. Tudo isso trabalha para facilitar o reconhecimento da sua empresa pelos seus clientes e potenciais clientes, além de estabelecer uma comunicação padronizada, que garante a entrega de uma mensagem coerente com o seu posicionamento.

No caso da CarHaus, estabelecemos uma base de formas, cores e textos para representar a mensagem de que a loja é especialista em carros clássicos, e mostra isso por meio da sua comunicação, que enaltece elementos da época, como as faixas características dos muscle cars e o volante, por exemplo.

O sistema de identidade visual serve de apoio para a comunicação,trabalhando para representar a sua marca, tornando-a muito mais presente e eficiente, além de oferecer muitas outras possibilidades que não podem ser exploradas quando você tem apenas um logotipo dentro de uma identidade mal construída.

Conclusão

Agora que você sabe a diferença entre logotipo e identidade visual, entende as vantagens que um projeto bem construído pode oferecer para uma empresa, além das inúmeras possibilidades para criar uma comunicação mais do que eficiente com seus clientes, algo que seja marcante, memorável.

A Tower é especialista na construção de marcas, ou você acha que usamos o Building Stronger Brands de brincadeira? Confira os nossos cases e vamos conversar.