7 dicas infalíveis para fortalecer a sua marca

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No momento em que a sua empresa vira a chave, deixando de apenas vender para entregar valor aos seus clientes, ela se torna uma marca. Desta forma, as barreiras do preço são rompidas e você tem um novo desafio: manter o seu público engajado com a promessa da sua empresa, entrando para um time seleto de marcas que são importantes na vida dos seus clientes. Sua marca passa a ter um valor percebido pelo seu público.

Não sabe o que é valor percebido? Confira o nosso artigo O que é valor percebido e qual a sua relação com marcas de sucesso”.

Confira agora as nossas dicas para fortalecer a sua marca e tornar a sua empresa uma verdadeira referência em seu segmento.

1 – Conheça a identidade da sua marca

Sua marca é dividida em dois aspectos: o que ela é, e como ela é percebida. Neste caso, a tarefa principal é fazer com que as pessoas a percebam como ela realmente é, ou seja, se a sua marca for conservadora, mesmo que você ache que “o mercado esteja pedindo por marcas mais moderninhas”, tente destacá-la pelo que ela é de verdade, mostre como ela pode ser boa deste jeito.

2 – Tenha uma cultura de marca estabelecida

Uma marca vai além de um logotipo, um design bacana, ou mesmo suas campanhas publicitárias, ela é um conjunto de aspectos físicos, emocionais e de percepções que constroem o seu valor no mercado. As pessoas desempenham um papel fundamental em seu desenvolvimento, pois a cultura de uma marca deve ser implantada desde a sua concepção como uma série de valores, promessas e crenças compartilhadas por todos os envolvidos com a empresa. Transforme seus colaboradores em elementos fundamentais para o sucesso da sua marca, afinal, uma boa estratégia começa dentro da sua empresa.

3 – Foque na promessa e na experiência do cliente

Seu cliente paga pelo valor percebido em sua marca, não crie uma lacuna entre isso e o que é entregue. Mantenha o foco em inovar, surpreendendo o seu cliente tanto quanto possível. Além disso, defina o passo-a-passo da jornada que ele terá até efetuar uma compra, potencializando cada ponto de contato, tornando-os uma ferramenta de relacionamento.

4 – Tenha uma estratégia de marca definida

Entenda como a sua marca pode contribuir na vida dos seus clientes e como ela se identifica com o seu público. Faça pesquisas e consiga o máximo de informações sobre as oportunidades do mercado, pois sabendo como tirar proveito disso, você permitirá que a sua marca construa uma reputação positiva na mente e na vida das pessoas. Observe os canais onde o seu público está e determine o tom que as mensagens deverão possuir para atraí-los.

5 – Crie uma estratégia de comunicação uniforme

Construa um cenário com as informações sobre o seu público presentes em sua estratégia de marca, avaliando quais são as melhores formas de atingi-los e trazê-los até a sua empresa. Mantenha o foco nos canais identificados e construa uma estratégia de comunicação sólida, que entregará a mesma mensagem em todas as mídias, assim você potencializa os seus resultados e permite que as pessoas identifiquem a sua marca independentemente de onde a vejam. Analise também outras formas de chegar até o seu público, explorando canais que a sua concorrência não possui. Uma boa estratégia evita custos desnecessários e agrega valor à marca.

Confira o nosso artigo “Como se posicionar no mercado com eficiência” e saiba o que priorizar para ter uma estratégia sólida.

6 – Invista na segmentação do seu público

Na era do conteúdo, os consumidores estão cada vez mais exigentes quanto ao tipo de informação que recebem diariamente. Ninguém quer perder tempo com algo que não lhe interessa. Por isso, segmente seu público e entregue conteúdo personalizado, assim você conseguirá manter seus clientes e atrair novas oportunidades de negócio.

7 – Torne sua marca presente no cotidiano das pessoas

Uma marca com propósito é capaz de conectar as pessoas, elevando o nível da sua empresa de necessária para indispensável. Faça parte do cotidiano e mostre como você pode ajudar seus consumidores, assim eles saberão que podem contar com a sua empresa sempre que precisarem. Isso mostra o quão engajada a sua marca está na vida das pessoas. Esteja presente nas mídias sociais, faça um ótimo trabalho de pós-venda ou simplesmente ligue para saber como o seu cliente está, ele com certeza irá se sentir valorizado.

#Bônus – Conte com um time para construir a sua marca

Estruturar uma estratégia e aplicá-la da forma correta exige um grande esforço, então que tal contar com uma equipe para ajudar nesta trajetória, indicando qual é o melhor caminho e construindo um plano sólido para o sucesso da sua empresa? A Tower faz isso, e se você tiver interesse, dê uma olhada nos serviços que nós oferecemos clicando aqui.