5 oportunidades ideais para começar uma estratégia de branding

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Vida de empreendedor não é um mar de rosas. São tantas as preocupações e desafios para manter uma estrutura empresarial funcionando que muitas vezes um fator fundamental é esquecido: uma estratégia de branding consistente.

O branding permite que empresas aproveitem as oportunidades para atrair e cativar as pessoas, elencando os diferenciais que fazem uma marca ser a melhor escolha para elas. Envolve disseminar a promessa da marca, criando experiências cada vez mais profundas de relacionamento com o cliente.

Uma marca, quando bem construída, oferece um grande diferencial competitivo para as empresas. Sabendo disso, trouxemos 5 oportunidades ideais para você começar uma estratégia de branding para sua empresa.

A criação de uma nova empresa

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Um erro que muitos empreendedores cometem é ignorar a construção da marca logo nos estágios iniciais do negócio. Além de ser um grande diferencial, uma estratégia de branding ajuda a nortear as ações, oferecendo muito mais possibilidades para inserir a empresa no mercado.

Uma estratégia de branding eficiente significa ir além do cartão de visitas, pensando em como a sua empresa irá gerar valor para o cliente, fazendo com que ele compre mais que produtos e serviços, compre uma experiência diferenciada. Esse ponto-chave, a experiência, exige um entendimento completo do perfil e do comportamento do cliente, alinhado com o que a sua empresa pode oferecer para construir um relacionamento único.

Benefícios em iniciar uma estratégia de branding no estágio inicial de uma empresa:

  • Maior alinhamento da proposta de valor da empresa;
  • Facilidade na comunicação com apoio de uma identidade própria;
  • Maior credibilidade quando observada pelo cliente;
  • Maior suporte para aumentar a eficiência das estratégias de marketing;
  • Estrutura de crescimento já pensada para o futuro;
  • Posicionamento de mercado mais assertivo e coerente com os objetivos.

Portanto, se está pensando em abrir uma nova empresa, trate de adicionar a construção da marca como fator indispensável. Você sentirá muito mais tranquilidade e terá um grande diferencial estratégico, o que será decisivo para sua empresa se destacar no mercado.

Além disso, vale salientar que uma estratégia de branding é permanente. Invista na construção da estrutura inicial da marca para tirar maior proveito em sua inserção no mercado. Esteja preparado para o sucesso.

O lançamento de um novo produto

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Não são raros os produtos que requerem uma marca própria, separando-os do restante da linha de uma empresa. Um exemplo clássico é a Unilever, que mantém em seu portfólio marcas como: Axe, Dove, Omo, Rexona e Kibon – sendo que cada uma delas possui um posicionamento e comunicação distintos.

Construir uma estratégia de branding para um produto, ou uma linha de produtos, é uma opção viável para empresas que buscam uma identificação única, que não remeta à marca original diretamente. Um fator que pode contribuir nesta decisão é quando um produto possui um grande potencial de crescimento ou quando o esforço de marketing é inviável para suportar outra solução sob a mesma marca.

Mesmo não tendo uma empresa com um portfólio de marcas, você pode se beneficiar caso tenha em mãos uma ideia inovadora, como uma startup, que normalmente trabalha resolvendo problemas pontuais do cotidiano das pessoas e tem uma comunicação mais focada na construção do valor em torno da solução oferecida.

Benefícios em iniciar uma estratégia de branding voltada para um produto:

  • Maior identificação com o mercado;
  • Maior assimilação do cliente em relação ao produto;
  • Potencial de chamar a atenção pela “novidade”;
  • Maior foco nas estratégias de marketing;
  • Identidade própria e focada no produto.

O branding para produtos é muito mais focado e direto, trazendo uma estratégia e posicionamento próprios, mas ainda assim, fazendo parte de um universo maior ligado à marca principal.

Uma mudança no nome da empresa

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O nome é o principal identificador da sua empresa. É do nome que o cliente lembra quando precisa comprar um produto. Ele que é comentado nas rodas de amigos ou quando alguém precisa de uma indicação. O nome vai muito além da razão social, sendo o principal identificador da sua empresa, e portanto, merece toda a sua atenção.

Dentro de uma estratégia de branding, o nome é abordado como chave para toda a comunicação, uma vez que ele carrega a carga conceitual do que a empresa é e oferece. Este é um dos motivos que fazem com que muitas empresas voltem atrás quando percebem que o nome escolhido já não os representa.

Quando uma mudança no nome ocorre, é comum que exista um realinhamento em toda a estratégia de branding para minimizar os impactos que podem ocorrer no mercado, garantindo assim uma inserção tranquila da “nova” empresa. Esta pode ser uma grande oportunidade para reafirmar o compromisso da sua marca com o mercado, tornando essa experiência uma forma de se aproximar com seu público.

Benefícios em iniciar uma estratégia de branding durante uma mudança de nome:

  • Maior assertividade na nova escolha;
  • Maior alinhamento do nome com o posicionamento da empresa;
  • Diminuição no risco e no impacto com apoio de um marketing eficiente;
  • Reafirmação do compromisso e do posicionamento da marca;
  • Aproximação da empresa e dos clientes com um novo nome;
  • Elimina o fator “confusão” por conta de um nome desalinhado.

Começar uma estratégia de branding durante a mudança para um novo nome irá ajudá-lo a vislumbrar maiores possibilidades para acertar na nova escolha, oferecendo uma visão mais clara do que o seu público realmente entende ao ouvir o nome da sua empresa.

Um reposicionamento de marca

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Sua empresa mudou de ramo, está procurando se reafirmar no mercado ou simplesmente quer se comunicar com mais clareza com seu público? Então um reposicionamento de marca poderá cair muito bem. O grande problema nestes casos é quando a mudança é exigida mas o empreendedor sequer sabe por onde começar.

O reposicionamento pode ser um grande divisor de águas para a sua empresa, revitalizando seu papel no mercado e impulsionando a sua marca. Nesta hora, é fundamental compreender o que levou sua empresa até este ponto e como as próximas ações poderão refletir no futuro da sua marca.

Uma boa estratégia de branding nesta fase poderá atrair um mercado novo e mais alinhado com seus objetivos futuros, permitindo que a sua empresa saia mais forte dessa reestruturação e com o menor impacto possível.

Benefícios em iniciar uma estratégia de branding durante um reposicionamento:

  • Maior tranquilidade no processo;
  • Maior suporte para efetuar a mudança;
  • Melhor entendimento sobre o futuro da marca;
  • Maior força e suporte para retomar o mercado;
  • Correção e alinhamento dos problemas com maior eficiência;
  • Renovação da estratégia e da identidade da marca;
  • Maior foco no mercado e nos objetivos futuros.

Um reposicionamento de marca não é uma tarefa fácil, e exige um grande esforço cooperativo de toda a equipe envolvida. Para ajudar neste momento, criamos o Guia para Reposicionamento de Marca, onde você será capaz de entender um pouco melhor como, quando e porque o processo deve ser feito.

Uma renovação na identidade da empresa

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Você tem uma grande empresa que cresceu exponencialmente nos últimos anos, mas continua se comunicando igual fazia a 10 anos atrás? Então está na hora de repensar a identidade da sua marca. Uma identidade defasada coloca você na sombra da concorrência, passando uma imagem que muitas vezes não condiz com o que sua empresa realmente é ou quer ser.

Não são raros os casos onde uma empresa tem dificuldade em se firmar no mercado por conta de uma identidade inconsistente, que não repassa os valores e nem a qualidade oferecida. Estamos na era digital, onde cada vez mais o conteúdo visual toma a liderança, e marcas que investem em identidades de qualidade, com mensagens consistentes e uma construção organizada, tendem a ganhar muito mais espaço.

Um logotipo em um cartão de visitas não é mais suficiente. Empresas que buscam crescimento e credibilidade precisam pensar em como se apresentam para o seu público. A primeira impressão é a que fica, lembra? Invista em uma estratégia de branding que comporte a construção de uma identidade homogênea, que represente sua empresa do cartão de visitas até a embalagem dos seus produtos, e que possa ser replicada em qualquer plataforma, seja ela online ou offline.

Uma imagem bem escolhida, com um texto chamativo e com a identidade da sua marca pode fazer maravilhas. Nunca o conteúdo visual foi tão importante, e essa tendência não dá nenhum sinal de que passará tão cedo.

Benefícios em começar uma estratégia de branding ao renovar a identidade:

  • Marketing mais homogêneo e organizado;
  • Revitalização da imagem apresentada ao mercado;
  • Maiores possibilidades de uso da marca (produtos, impressos, digital);
  • Maior credibilidade no mercado por conta de preocupação em estar atualizado;
  • Criação de uma identidade reconhecida e distinta da concorrência;
  • Fortalecimento do posicionamento da marca;

Investir na renovação da identidade de marca da sua empresa é vital para acompanhar o mercado. Novas tecnologias e plataformas permitem que o marketing vá cada vez mais longe, e a sua empresa precisa estar preparada para aproveitar todas as oportunidades, entregando mensagens claras e bem estruturadas, artifício que só uma estratégia de branding poderá oferecer.

Conclusão

O branding deve fazer parte da gestão das empresas. A preocupação com a marca vai muito além de ter um marketing eficiente. É preciso entender o público para criar soluções e um relacionamento cada vez mais cativante, que estabeleça uma relação não só de confiança, mas de necessidade em utilizar a marca.

Se você ainda não parou para pensar sobre como uma estratégia de branding pode beneficiar a sua empresa, sugiro que converse com a nossa equipe, com certeza poderemos abrir seus olhos sobre a importância em gerenciar a sua marca.