3 motivos para investir em identidade de marca

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Uma empresa que almeja o sucesso precisa, antes de mais nada, construir uma identidade pela qual seja reconhecida no mercado. Uma marca de sucesso expressa sua identidade em todos os pontos de contato, seja no impresso de divulgação, na campanha de anúncios nas redes sociais e até mesmo no atendimento por telefone. É por meio deles que ela repassa seus valores e a sua cultura para o público.

Marcas impactam diretamente as empresas, tornando-se seus maiores ativos, superando muitas vezes todos os valores tangíveis (estrutura, produtos, estoque, mão de obra).

As marcas são ativos intangíveis e representam, em média, 75% do valor de uma empresa.

Alina Wheeler – Especialista em Identidade de Marca

Uma marca tem o poder de modificar a percepção do consumidor. Quando bem construída, eleva o valor percebido, dando maiores margens de lucro e aumentando o nível de fidelidade dos clientes, que confiarão no que estão consumindo.

Por que a identidade de marca é fundamental

As empresas precisam reconhecer que não são a única solução no mercado, e diante disto, muitas recorrem a estratégias de marketing para buscar o tão precioso “diferencial”, esquecendo que boa parte disto é decorrente de uma marca bem construída.

É necessário aproveitar cada oportunidade para aproximar e fixar a marca na mente dos consumidores, demonstrando de todas as formas o motivo de ser a melhor escolha para eles. Marcas precisam entender seus consumidores e trabalhar para conquistá-los.

Saiba mais lendo “Branding: entenda o que é gestão de marcas e qual a sua importância”.

Razões para investir na identidade de marca

1. Facilita a compra e o reconhecimento

Independentemente do tamanho da sua empresa, ou do produto que ela venda, uma identidade de marca faz com que ela seja reconhecida em qualquer local. Uma construção profissional ajuda na diferenciação, facilitando a compreensão do cliente sobre o que ele realmente está comprando. Este fator ajuda muito quando tratamos de quesitos que envolvem preço e qualidade.

Um nome fácil de lembrar, um ponto de venda bem ambientado e um design bem aplicado nas embalagens, impressos ou na web, ajudam a gravar a mensagem que você quer passar, posicionando sua marca num lugar especial dentro da mente do consumidor, criando uma “lembrança de marca”.

2. Ajuda seu time comercial durante a venda

Quando sua empresa é reconhecida no mercado, o processo de vendas tende a ser muito mais eficiente. Para isso, uma identidade é fundamental para levar até os consumidores a proposta de valor e a promessa de uma marca.

Uma identidade de marca forte e presente mostra ao consumidor o foco de uma empresa, ativando pontos fundamentais que despertarão o interesse na solução que é oferecida. Isso influencia diretamente a venda, que se tornará muito mais fluída com o apoio de uma marca bem posicionada.

3. Influencia a construção de valor da marca

Conscientizar o público e mostrar os diferenciais da sua empresa em relação à concorrência, além de manter um relacionamento próximo, ajuda a construir o valor de uma marca e uma reputação positiva, conquistando o consumidor.

Tudo isso se torna parte integral de uma estratégia, que visa posicionar sua empresa no mercado, garantindo reconhecimento e fidelizando o consumidor.

Aproveitar todas as oportunidades para comunicar ao público o valor que sua marca tem em suas vidas permite a construção de uma reputação sólida, que não só traz mais vendas, como também tira a sua empresa da zona comum.

Conclusão

Investir na identidade de marca é essencial para toda empresa que busca construir valor e uma reputação no mercado. Uma vez que ela atua como “mensageira” da cultura e dos valores de uma organização, funciona como um ativo fundamental na obtenção de novas oportunidades no mercado.

Possuir uma identidade de marca forte não é um luxo para grandes empresas. As PMEs, inclusive, são as que mais se beneficiam com uma identidade bem alinhada, construindo valor e ampliando sua atuação junto ao consumidor, potencializando sua presença de marca.

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